4. ALDI junta-se ao combate contra o desperdício alimentar

ALDI junta-se ao combate contra o desperdício alimentar

29.09.2022

Pelo segundo ano consecutivo, o retalhista alimentar alia-se à campanha do Movimento Unidos Contra o Desperdício para sensibilizar os portugueses para a adoção de soluções que permitam diminuir os alarmantes números do desperdício alimentar em Portugal. Através de mensagens provocadoras, a campanha deste ano pretende demonstrar que não são necessários atos heroicos para salvar o Planeta.

A ALDI Portugal volta a unir-se na luta contra o desperdício alimentar, numa altura em que um milhão de toneladas de alimentos é desperdiçado, todos os anos , em Portugal. Perante esta realidade alarmante, o retalhista alimentar, que faz parte do Movimento Unidos Contra o Desperdício, juntou- se novamente a mais uma campanha de sensibilização, que visa consciencializar as várias gerações e demonstrar que, para salvar o Planeta, não são necessários atos heroicos.

A campanha lançada hoje, Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, decretado pela ONU, conta com várias criatividades, que, através do empadão, açorda e do croquete demonstram quão fácil é resolver um problema que é hoje responsável por 10% das emissões de gases com efeitos de estufa, ocupando assim o ranking dos maiores poluentes do Mundo.

"Antes de evitar andar de avião, faz um empadão", "Salvar o Planeta, uma açorda de cada vez", "Ou fazemos croquetes, ou estamos fritos", são as frases que, a partir de hoje, vão impactar todos os portugueses, através de vários outdoors espalhados pelas estações de metro da capital. No âmbito da campanha, foi também desenvolvida uma plataforma digital que, sob a forma de um livro contra o desperdício, agrega dezenas de receitas e dicas sobre como aproveitar as sobras de vários alimentos e refeições, demonstrando que as soluções podem ser simples e estão ao alcance de todos.

Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal, enfatiza que "a realidade que o país atravessa relembra a urgência de agirmos rapidamente e mudarmos os nossos comportamentos para reverter os números alarmantes associados ao desperdício alimentar. 17% da produção anual em Portugal é desperdiçada e isto tem um impacto direto sobre o clima. Ao desperdiçarmos alimentos, somos responsáveis pela utilização desnecessária dos recursos para a produção e estamos a contribuir para as alterações climáticas, através das emissões de gases com efeito de estufa daí resultantes."

E acrescenta: "enquanto retalhista, o combate ao desperdício alimentar é uma das nossas preocupações, e é nesse sentido que temos implementado um conjunto de medidas cujo principal objetivo é contribuir para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12, de reduzir para metade, até 2030, o desperdício de alimentos per capita a nível mundial."

Para assinalar este dia, a ALDI Portugal vai estar presente hoje no evento realizado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, que irá reunir várias marcas e entidades dos vários setores da cadeia alimentar no Pavilhão de Portugal. Juntando-se na cozinha ao Chef Luís Machado, a partir das 19h, a ALDI vai mostrar ao público como aproveitar os excedentes alimentares, através de receitas simples, práticas e saborosas.

ALDI combate o desperdício nas suas operações

Com o principal objetivo de evitar as perdas alimentares nas próprias operações comerciais, passando por toda a cadeia de abastecimento até às casas dos seus clientes, a ALDI Portugal tem vindo a adotar um conjunto de medidas, entre as quais a venda a granel - permitindo aos clientes comprar exatamente as quantidades que necessitam, no que respeita à fruta e legumes, pão e pastelaria ou peixe e marisco congelado - e a redução de preço de bens alimentares próximos da data limite de validade, identificando-os com uma etiqueta própria.

Os fornecimentos diários feitos às lojas garantem também que os produtos estão sempre frescos e disponíveis em quantidades suficientes, e que menos alimentos serão desperdiçados. Além disso, de forma a aproveitar as sobras de pão das suas lojas, o retalhista alimentar juntou-se à cervejeira Aldeana para criar uma cerveja feita a partir de sobras de pão, a Aldeana Bread Beer.

No que respeita à doação de excedentes alimentares, todas as lojas ALDI em Portugal contam com parcerias com instituições de solidariedade social. Os alimentos que já não podem ser comercializados, mas que ainda estão aptos para consumo, são doados a estas instituições. Atualmente, a ALDI colabora com mais de 50 entidades parceiras a nível local e regional, entre as quais a AMI, o Banco Alimentar do Algarve, a CASA e a REFOOD.

Para mais informações, visite aldi.pt/foodwaste

• Comunicado de Imprensa