4. Apoio ao país produtor: o ALDI Nord apoia projeto de café na Colômbia

Apoio ao país produtor: o ALDI Nord apoia projeto de café na Colômbia

27.10.2017

Em conjunto com a Fundação Hanns R. Neumann (HRNS), o ALDI Nord apoia desde março de 2017 um projeto de produção de café sustentável na Colômbia. No âmbito deste programa, a cadeia de distribuição alimentar apoia pequenos agricultores num país produtor, através de medidas específicas.

Cultivo sustentável de café, adaptação às alterações climáticas, garantia de qualidade na produção de café, aumento dos rendimentos: estes são os objetivos definidos pelo ALDI Nord, desde março de 2017, com vista a apoiar os pequenos agricultores de café e as suas famílias na Colômbia. Este projeto terá a duração de 2 anos e visa apoiar cerca de 800 pequenos agricultores, através de formações e workshops em áreas como a melhoria dos métodos de cultivo, técnicas de processamento de café, gestão profissional das plantações e planeamento operacional. Em conjunto com a Fundação Hanns R. Neumann (HRNS), o discounter apoia este projeto, que dá pelo nome de “Apoio à produção de café sustentável em Marsella, Risaralda, Colômbia”.

“Estamos confiantes de ter encontrado na Fundação Hanns R. Neumann um parceiro forte – juntos podemos trabalhar e marcar a diferença”, diz Rayk Mende, Gerente Corporate Responsibility do grupo ALDI Nord Alemanha. “Para o ALDI Nord, a sustentabilidade começa logo no início da cadeia de abastecimento. Temos que começar por onde o apoio é mais eficaz – no país produtor”.

Os recursos locais, tais como a água e os solos, devem ser utilizados de forma sustentável. Por isso, a divulgação dos métodos de cultivo adaptados às alterações climáticas e uma gestão eficiente das operações são as prioridades deste programa. Além disso, os co-investimentos feitos nas infraestruturas de secagem contribuem para uma melhor qualidade do café, aumentando assim as oportunidades de comercialização para os agricultores.

“As nossas medidas pretendem apoiar os pequenos agricultores a melhorar os seus rendimentos a longo prazo. Queremos ajudar de forma objetiva e eficiente e, deste modo, contribuir para um melhor cultivo de café sustentável a longo prazo”, diz Rayk Mende, sublinhando a necessidade de criação de fortes redes locais. Desta forma, o projeto apoia não só o intercâmbio entre agricultores e organizações de café na região, mas também nas regiões limítrofes. A Associação Nacional de Produtores de Café (Federación Nacional de Cafeteros; FCN) e o Centro Nacional de Investigação de Café (Centro Nacional de Investigaciones de Café, CENICAFÉ) são parceiros estratégicos fundamentais neste domínio. Prevê-se que o apoio do grupo empresarial ALDI Nord ao projeto na Colômbio decorra, pelo menos, até fevereiro de 2019.

Para mais informações acerca do trabalho do ALDI Nord na promoção da sustentabilidade no sector do café visite www.aldi.pt/cafe_sustentavel.

O ALDI Nord é uma das empresas internacionais líderes no retalho alimentar na Europa. Com mais de 100 anos de tradição, a marca ALDI é o número um dos discounters na Alemanha. Mais de 60 000 colaboradores na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Polónia e Portugal contribuem de forma decisiva para o sucesso contínuo do grupo empresarial ALDI Nord.