Global Coffee Platform (GCP)
A Global Coffee Platform (anteriormente 4C Association) é uma iniciativa "multi stakeholder" que junta intervenientes importantes do setor do café. Produtores de café, cooperativas, exportadores, comerciantes de café verde, importadores, torrefatores, grossistas e retalhistas trabalham, em conjunto, por melhores condições económicas, sociais e ambientais na produção e processamento do café. Em foco estão, nomeadamente, pequenos produtores, as suas famílias e trabalhadores. O objetivo da GCP é a melhoria quer das condições de vida e das perspetivas de futuro das pessoas envolvidas no cultivo do café, quer dos sistemas ecológicos.
O mesmo é alcançado, por exemplo, através da aplicação do Baseline Common Code (Código Comum Básico) da GCP que apoia, mediante os seus critérios e abordagens práticas, a implementação de sustentabilidade na produção e processamento de café. O código apoia estratégias nacionais de sustentabilidade e pode ser aplicado pelos intervenientes na cadeia de valor acrescentado de café.
O Baseline Common Code consiste em 27 princípios e dez "práticas inaceitáveis" para um cultivo de café sustentável. Os mesmos baseiam-se nas normas principais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e nas convenções de direitos humanos das Nações Unidas. Práticas inaceitáveis são:
1. Formas mais graves de trabalho infantil.
2. Trabalho forçado e tráfico de seres humanos.
3. Proibição da liberdade de associação e do direito de associação.
4. Expropriação forçada.
5. Falta de acesso a habitações adequadas para os trabalhadores.
6. Falta de acesso a água potável para os trabalhadores.
7. Desflorestação de floresta primária e destruição de outros recursos naturais que oficialmente devem ser protegidos.
8. Utilização de determinados pesticidas proibidos.
9. Utilização de organismos geneticamente modificados.
10. Práticas comerciais abusivas, como, por exemplo, corrupção.
O chamado Código de Conduta 4C (4C Code of Conduct) orienta-se pelos critérios do Baseline Common Code da GCP. Produtores de café que cumprem o código podem ser alvo de uma verificação por uma entidade de controlo independente e podem comercializar o seu café como café 4C. As verificações independentes são realizadas pela Coffee Assurance Services GmbH.
Desde 2009 o grupo empresarial ALDI Nord é membro da GCP (anteriormente 4C Association) e compra café verde de produtores que cultivam o seu café de acordo com o Código de Conduta 4C. Desta forma, o ALDI Nord apoia, em conjunto com a GCP, um desenvolvimento sustentável no setor do café.
Mais informações sobre o desempenho de sustentabilidade do ALDI Nord no setor do café e sobre a nossa Política Internacional de Compra de Café encontra aqui.