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Lista de nutrição especial Covid-19 para seniores


A população idosa é um dos grupos que apresenta um maior risco de doença grave por COVID-19. É fundamental estimular uma alimentação adequada na população idosa, de forma a reforçar o seu estado nutricional.
Estas são agumas orientações para fortalecer os nossos idosos e fazer frente às exigências do momento, através da alimentação.

leite

> LEITE:

Diariamente devem ser consumidas duas porções de leite ou derivados (1 porção de leite = 240ml), nas refeições intercalares.

fruta

> FRUTA:

Devem ser consumidas 2 a 3 porções de fruta por dia (1 porção = 1 peça de fruta média).

leguminosas

> LEGUMINOSAS:

Devem ser consumidas leguminosas (por ex. feijão, grão, ervilhas, lentilhas, etc.) pelo menos 3 vezes por semana, por exemplo através da sua adição à sopa.

sopa

> SOPA:

A sopa de hortícolas deve estar presente nas duas refeições diárias. Uma importante fonte de vitaminas e minerais e que pode contribuir para otimizar o estado de hidratação.

fruta e hortícolas

> PROTEÍNAS:

Deve ser incentivado o consumo de carne, pescado e ovos nas duas refeições principais (1 porção por refeição), de modo a assegurar uma ingestão proteica adequada, sendo que o peixe gordo deve consumido com uma frequência de 2 vezes por semana.

frutos secos

> FRUTOS SECOS:

O incentivo ao consumo de frutos oleaginosos (por ex. amêndoas, nozes...), para aqueles que não apresentam dificuldades de mastigação deve ser também considerado (1 a 3 vezes por semana).

paladar

> PALADAR:

Considerando a diminuição do apetite que é comum nesta faixa etária e a alteração do paladar, devem ser promovidas refeições frequentes ao longo dia e de menor volume (cerca de 5 a 6 refeições) e deve ter-se em consideração as características organoléticas das refeições.

hidratação

> HIDRATAÇÃO:

A manutenção de um bom estado de hidratação é essencial, situação que muitas vezes está comprometida devido à diminuição da sensação de sede nos idosos.
A quantidade diária deve variar entre 1,5 a 2 litros de água, no mínimo, o que equivale a cerca de 8 copos de água. A oferta frequente de água e em pequenas quantidades ao longo do dia é essencial. As águas aromatizadas e as infusões podem ser opções a considerar, preferencialmente sem adição de açúcar.
De referir que estas são recomendações genéricas que podem não se aplicar a casos específicos. Para mais informações consultar as recomendações da Roda dos Alimentos.

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