slidein_youtube_04_ok2.png
valores_nutricionales_a_ok.jpg

O nosso indicador nutricional

O seu guia para uma alimentação equilibrada

Nutrientes − energia essencial para o corpo

Os hidratos de carbono, os lípidos, as proteínas, as vitaminas, o sal, as fibras e obviamente os minerais são indispensáveis para o organismo humano, pelo que devem fazer parte de uma alimentação saudável. Para uma alimentação equilibrada, os cientistas aconselham a ingestão diária de fruta e legumes, alimentos integrais, leguminosas, bem como de leite e derivados. Também as carnes e produtos de charcutaria, o peixe, determinados lípidos e hidratos de carbono deverão fazer parte de uma alimentação diversificada e equilibrada. Assim, é importante que todos os alimentos sejam combinados variada e apropriadamente, e ainda que sejam ingeridos nas quantidades certas.

 

Uma forma fácil de saber o que contêm

Para facilitar uma visualização dos valores diários de referência aos nossos clientes, em 2007, fomos a primeira empresa alemã a colocar os valores nutricionais e calorias em todas as embalagens dos produtos. Desde então, os consumidores podem consultar a quantidade exata de nutrientes e calorias presentes em cada 100 g ou 100 ml de produto, apresentada de forma sintetizada numa tabela (o indicador nutricional ALDI). Com a aprovação do novo Regulamento de Informação ao Consumidor (RIC), a prestação da informação nutricional passará a ser obrigatória.

 

Indicação de Doses de Referência

Para que os consumidores possam estimar a quantidade de calorias ingerida, apresentamos a energia e restantes nutrientes como percentagem das doses de referência diárias para um adulto médio.

 

As necessidades diárias de energia e nutrientes nos adultos podem oscilar consoante o sexo, idade ou atividade física. De uma maneira geral, as mulheres necessitam de menos energia diária do que os homens. Os desportistas necessitam de consideravelmente mais sais minerais e hidratos de carbono do que pessoas mais sedentárias ou que passam muito tempo sentadas. As crianças devem ingerir, de forma geral, menos açúcares e lípidos e mais fruta, legumes, leite e derivados, por exemplo.

 

As nossas informações presentes nas embalagens dos produtos têm como referência a necessidade média diária de energia de um adulto de 2000 quilocalorias (kcal). Elas constituem, assim, uma boa orientação para a ingestão diária de calorias e nutrientes por parte de um adulto médio.

 

Adaptação do indicador nutricional ao novo Regulamento de Informação ao Consumidor

Com a aprovação do Regulamento de Informação ao Consumidor, a partir de 13 de dezembro de 2014 as novas regras da União Europeia vieram uniformizar os diferentes regulamentos nacionais em matéria de rotulagem de produtos alimentares. Os alimentos embalados até essa data com rotulagem antiga poderão ainda ser comercializados até final do seu prazo de validade. Por esse motivo, durante o período de transição poderá encontrar nas nossas lojas embalagens com rótulos antigos lado a lado com rótulos novos.

 

O que muda no ALDI

Apresentamos-lhe numa tabela clara os nutrientes contidos em 100 g ou 100 ml, bem como numa porção de produto. Comparativamente aos nossos indicadores nutricionais anteriores, existem algumas alterações uma vez que os nutrientes são apresentados numa ordem diferente e, por uma questão de facilidade de compreensão, apresentamos o teor de cloreto de sódio (sal) em vez de sódio.

 

Poderá ver uma comparação dos nossos indicadores nutricionais (antigo vs. novo) aqui.

* Notas de rodapé e informações legais

*

Validade de preços a partir da data indicada, salvo artigos com stock esgotado no primeiro dia de vendas devido a uma grande procura, apesar de uma planificação cuidadosa, ou erro tipográfico. Agradecemos a sua compreensão. Fotos não vinculativas. Sugestões de apresentação.

 

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:

 

  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, telefone 218 80 70 30
  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral, telefone 253 422 410
  • CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo), telefone 707 788 787
  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, telefone 707 788 787
  • Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve, telefone 707 788 787
  • Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto, telefone 22 550 83 49

 

Informamos, a esse propósito, que a ALDI é empresa aderente ao CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, o qual, no entanto, só se considera competente caso o assunto não se encontre coberto por outro dos já referidos centros de arbitragem.

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt.

(Informação actualizada em 12/07/2016)